ESCOLA MADRE PAULINA
quinta-feira, 7 de julho de 2016
AULA DE GEOGRAFIA 6° ANO
UM DOS CONTEÚDOS DO 6° ANO DIZ RESPEITO A ORIGEM DA TERRA. MUITOS QUESTIONAMENTOS SÃO FEITOS QUANTO AO INTERIOR DO NOSSO PLANETA.
OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS CONTINENTES LEVARAM ESTUDIOSOS AO DESENVOLVIMENTO DE TEORIAS DAS PLACAS TECTÔNICAS.
ESSAS PLACAS COMPÕE-SE DE ROCHAS QUE FLUTUAM SOBRE O MATERIAL DO MANTO E MOVEM-SE LENTAMENTE, CERCA DE ALGUNS CENTÍMETROS POR ANO, ORA SE APROXIMANDO, ORA SE AFASTANDO UMA DA OUTRA.
NOS LOCAIS ONDE AS PLACAS COLIDEM, FORMAM-SE DOBRAMENTOS DANDO ORIGEM ÀS GRANDES CADEIAS MONTANHOSAS.
OS LOCAIS ONDE SE DÁ O AFASTAMENTO AS PLACAS SÃO MARCADAS POR GRANDE ATIVIDADE SÍSMICA E VULCANISMO.
O MAGMA SAI PELAS FENDAS ENTRE ESSAS PLACAS E SE SOLIDIFICA, FORMANDO NOVAS ROCHAS, QUE PASSAM A FAZER PARTE DA CROSTA TERRESTRE.
O TERRITÓRIO BRASILEIRO ESTÁ SITUADO NO CENTRO DA PLACA SUL-AMERICANA, PORTANTO DISTANTE DAS ÁREAS DE CHOQUE DAS PLACAS.
ISSO EXPLICA PORQUE NO BRASIL NÃO EXISTEM ATUALMENTE VULCÕES QUE APRESENTAM ERUPÇÕES.
PARA SE TORNAR MAIS FÁCIL A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, A PROFESSORA TERESINHA Mª L. SCHWANKE FEZ UMA DINÂMICA COM OS ALUNOS DO 6° ANO TURNO MANHÃ E TARDE.
UMA TORTA DE BOLACHA, SENDO QUE AS BOLACHAS REPRESENTAM AS PLACAS TECTÔNICAS, E O CREME, O MAGMA.
TODOS CONFRATERNIZARAM RELEMBRANDO OS CONTEÚDOS.
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