ESCOLA MADRE PAULINA

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quinta-feira, 7 de julho de 2016

AULA DE GEOGRAFIA 6° ANO












     UM DOS CONTEÚDOS DO 6° ANO DIZ RESPEITO A ORIGEM DA TERRA. MUITOS QUESTIONAMENTOS SÃO FEITOS QUANTO AO INTERIOR DO NOSSO PLANETA.
     OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS CONTINENTES LEVARAM ESTUDIOSOS AO DESENVOLVIMENTO DE TEORIAS DAS PLACAS TECTÔNICAS.
     ESSAS PLACAS COMPÕE-SE DE ROCHAS QUE FLUTUAM SOBRE O MATERIAL DO MANTO E MOVEM-SE LENTAMENTE, CERCA DE ALGUNS CENTÍMETROS POR ANO, ORA SE APROXIMANDO, ORA SE AFASTANDO UMA DA OUTRA.
     NOS LOCAIS ONDE AS PLACAS COLIDEM, FORMAM-SE DOBRAMENTOS DANDO ORIGEM ÀS GRANDES CADEIAS MONTANHOSAS.
     OS LOCAIS ONDE SE DÁ O AFASTAMENTO AS PLACAS SÃO MARCADAS POR GRANDE ATIVIDADE SÍSMICA E VULCANISMO.
     O MAGMA SAI PELAS FENDAS ENTRE ESSAS PLACAS E SE SOLIDIFICA, FORMANDO NOVAS ROCHAS, QUE PASSAM A FAZER PARTE DA CROSTA TERRESTRE.
     O TERRITÓRIO BRASILEIRO ESTÁ SITUADO NO CENTRO DA PLACA SUL-AMERICANA, PORTANTO DISTANTE DAS ÁREAS DE CHOQUE DAS PLACAS.
     ISSO EXPLICA PORQUE NO BRASIL NÃO EXISTEM ATUALMENTE VULCÕES QUE APRESENTAM ERUPÇÕES.
     PARA SE TORNAR MAIS FÁCIL A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, A PROFESSORA TERESINHA Mª L. SCHWANKE FEZ UMA DINÂMICA COM OS ALUNOS DO 6° ANO TURNO MANHÃ E TARDE.
     UMA TORTA DE BOLACHA, SENDO QUE AS BOLACHAS REPRESENTAM AS PLACAS TECTÔNICAS, E O CREME, O MAGMA.
     TODOS CONFRATERNIZARAM RELEMBRANDO OS CONTEÚDOS.

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