ESCOLA MADRE PAULINA

ESCOLA MADRE PAULINA

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA








A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país
Neimar R. Ritter
     Eduarda Larissa Dahlke, aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Paulina, teve seu poema classificado para a Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro deste ano em Salvador – Bahia.
     As escolas públicas municipais e estaduais participaram desta Olimpíada. Os professores também são envolvidos no projeto, e de acordo com a classificação do aluno, o professor também recebe uma premiação.
    A professora Alini Ticiana Henicka explicou que a Olimpíada se dividiu em três categorias, sendo Poema (alunos do 6º ano), Memória Literária (alunos do 7º e 8º ano) e também Crônicas (alunos do 9º ano). A primeira etapa foi a Escolar, onde um trabalho de cada categoria foi escolhido. A segunda etapa foi Municipal, na qual, a escola Madre Paulina teve alunos classificados em todas as categorias. A terceira etapa foi estadual, na qual a professora Alini e a aluna Eduarda já receberam, cada uma, um tablet e uma medalha.
Professora Alini e aluna Eduarda
    Depois de passar por todas essas etapas, o texto de Eduarda foi selecionado como um dos 125 semifinalistas da Olimpíada na categoria Poema, em todo Brasil. Na grande final brasileira, 20 alunos e seus professores receberão a premiação máxima, que será um notebook, uma impressora e uma medalha para cada um. A respectiva escola de cada aluno e professor também ganhará prêmios, sendo, 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.
     A aluna Eduarda está de parabéns, e toda comunidade estará torcendo para que essa jovem escritora consiga realizar seu sonho. Além de ter seu poema reconhecido nacionalmente, promoverá o nome de Crissiumal em todo país, trará novos equipamentos para sua escola e sua professora também será reconhecida como exemplar em todo Brasil.
    “Eu estou muito feliz por conseguir chegar na semi-final. Agora vou rezar para conseguir chegar na grande final e trazer o título para casa. Eu sempre gostei de Português, adoro ler e escrever. Eu me dediquei muito para escrever este poema, procurei palavras do dicionário, formulei frases legais e trabalhei muito tempo nisso. Espero que tudo dê certo”, afirmou Eduarda.
Veja o Poema escrito por Eduarda:
CRISSIUMAL TERRA BENDITA
Crissiumal terá querida que embala histórias vividas
Acolheu o imigrante em busca de nova vida.
Trouxe a cultura alemã, com traços de liberdade,
Formando aqui nesta terra um modelo de comunidade.
Povo com encanto e magia fez florescer a história
criando um Novo dia.
Crissiumal terra bendita, cidade que me acolheu
Me ensinou a amar, me tornou um filho seu.
Com seu cavalo de ferro, seu castelo encantado,
Tem flores, tem cultura, um povo nobre e honrado,
Trabalho que transformou, pelos braços destes guerreiros
Na rainha da agroindústria de nossa região celeiro.
E desta cidade amada, de povo culto e exigente
Foi que nasceu a companhia dançante, ousada e inebriante,
Conhecida em todo o mundo, nosso querido GEMP.
Orgulho de nossa terra que eleva o nome gaúcho,
Contando a história dos povos
Que deixaram suas marcas na busca de mundos novos.
Não tem como não se encantar
Com a extensão de meu lar,
A minha escola querida cuidada com muito amor,
Por alguém especial, Madre Paulina de Nosso Senhor,
Caminhando ao nosso lado, protegendo e abençoando
Ensinando com magnitude através da devoção e com suas atitudes
Que seremos irmandades exercendo nossas virtudes.
Tem avenida, tem praças, alegrias em cada rosto,
Tem em suas tradições um sonho para cada gosto
Traz consigo estampada a energia contagiante,
Frutos de uma cultura trazido pelos imigrantes.
Gosto tanto de você, cidade que já fiz minha,
Que me trouxe a dança, o passo, não me deixando ser sozinha.
Na família, na minha rua, no palco desta cidade.
Escrevo minha história, junto com as minhas amizades.
Sobre a Olimpíada
    O Programa Escrevendo o Futuro entende a leitura e escrita como práticas sociais: a língua é viva e usada a todo instante, na família, na escola, no trabalho, na comunidade. Nesse sentido, contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de formação para educadores envolvidos no ensino da Língua Portuguesa.
    Para além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

   A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário